Notícias

Atendimento mental no Caps agora é 24h

Unidade de suporte psicossocial ganha instalações junto ao Paulino Werneck


03/05/2024 - Edição 2196

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Ernesto Nazareth, que funcionava no Tauá, ganhou uma nova sede. As instalações foram migradas para prédio junto ao Hospital Maternidade Paulino Werneck. No mundo atual, marcado por casos extremos que evidenciam a necessidade urgente de suporte psicossocial, a mudança não representa apenas uma relocalização física, mas também uma evolução no serviço, já que a unidade foi requalificada para CAPS III e, agora, opera 24 horas por dia, todos os dias da semana.  

A necessidade de fortalecer e ampliar os serviços de saúde mental se torna ainda mais necessárias como evidenciam eventos recentes na região, como o ocorrido no dia 12 de abril no Jardim Guanabara, onde um jovem, em meio a um surto psicótico, cometeu um ato extremo contra seus familiares. Esse trágico episódio ressalta a importância de disponibilizar recursos eficazes e acessíveis para lidar com crises e transtornos mentais graves, que estão sujeitos a acontecer a qualquer momento do dia.  

— As novas instalações do CAPS Ernesto Nazareth representam um marco na assistência à saúde mental na região. Com espaços projetados para diversas atividades terapêuticas e de convivência, como salas equipadas para terapias manuais e corporais, áreas de atendimento individualizado, espaços de convivência e refeitório para atividades culinárias, o centro oferece um ambiente propício ao acolhimento e à recuperação — afirma o secretário de saúde, Daniel Soranz.  

O aumento para CAPS III reflete uma expansão nos serviços prestados, especialmente com a inclusão de 10 leitos de acolhimento noturno para adultos e oferece suporte integral aos pacientes em situações de crise. Além disso, a equipe do CAPS foi reforçada com a chegada de 24 novos profissionais qualificados, composta por psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e agentes territoriais, entre outros. Essa equipe multiprofissional desempenha um papel crucial na abordagem interdisciplinar e holística necessária para o tratamento de transtornos mentais graves e persistentes. 

O acesso aos serviços do CAPS é baseado na premissa do acolhimento e da inclusão, o que permite que indivíduos em sofrimento psíquico e emocional tenham acesso facilitado aos cuidados especializados. Pode procurar a unidade qualquer pessoa que acredite precisar de ajuda psiquiátrica e pacientes encaminhados pelas unidades de atenção primária, como os centros de saúde e clínicas da família da região. Situações emergenciais também serão atendidas.